o santo

04/12/2013 10:27

CONTEXTO HISTÓRICO

Nosso contexto histórico de hoje vai de 1480 a 1540. Em 1492 a viagem de Colombo abriu um mundo novo para a expansão cristã. Alguns anos antes, em 1453, João Guntemberg inventara a imprensa e imprimira a primeira Bíblia. Com essa descoberta, a impressão de livros facilitava a divulgação de conhecimentos, de questionamentos, de novas culturas.

Na cidade de Florença os Medicis proporcionaram grande desenvolvimento do pensamento humanista. Brunelleschi, Donatello,  Michelangelo, Botticelli, Albrecht Durer, Raphael, Lúcio Cranack e Leonardo Da Vinci criaram obras de arte importantes com  temas bíblicos e cristãos.

Em 1517 Lutero divulgou suas Noventa e Cinco teses reformistas. A Contra-Reforma defendeu o Catolicismo tradicional contra  as idéias da Reforma Protestante. O Concílio de Trento, de 1545 a 1563, reafirmará a doutrina católica. A Ordem dos Jesuítas  tornou-se a defensora da fe católica e começou a enviar missionários para todos os lados.

Este foi o contexto em que nasceu e viveu nosso santo de hoje, São Jerônimo Emiliani. Em meio a tantas idéias novas, a reformas e contra-reformas, ele se bateu pela espiritualidade que marcou as primeiras comunidades cristãs, baseada no “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.

O SANTO

Jeronimo_Emiliano[1]Jerônimo Emiliani nasceu em Veneza, Itália, em 1481, na família dos Milani ou Emiliani. Seus pais foram Angiolo e Diomira. Seu pai era famoso militar e senador. O filho seguiu o exemplo do pai. Aos quinze anos tornou-se soldado e, aos 25, senador.  Como Oficial, ficou responsável pela fortaleza de Castelnuovo, nas montanhas italianas. Amante dos prazeres e das festas,  Jerônimo Emiliano tinha 28 anos quando caiu prisioneiro de guerra de Luis XII, quando combatia contra a Liga de Cambrai.

Durante muito tempo foi mantido prisioneiro pelo exército imperial de Treviso. Fechado no castelo teve ambiente e tempo  para meditar. Descobriu a diferença entre as coisas passageiras e as verdades fundamentais da vida. Em uma de suas orações ele se dirigiu a Maria dizendo: “Mãe, pede perdão a vosso Filho de todos os meus pecados, e concede-me a graça de mostrar-me o caminho que devo seguir para ser fiel a Ele e a Vós…”

Quando saiu em liberdade, mudou radicalmente seu modo de viver. Vendeu o que possuía e entregou tudo aos pobres e  necessitados. Dedicou-se de corpo e alma aos órfãos, às viúvas e aos jovens entregues à prostituição. Fundou hospitais,  orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes para meninos. Viveu em companhia dos pobres, dos mendigos, dos injustiçados,  de quem se tornou pai e defensor. Suas atividades apostólicas estenderam-se por varias cidades da Itália, como Verona, Brescia, Como e Bergamo.

Em 1531 fundou a Sociedade dos Clérigos Regulares, os Padres Somascos, cujo apostolado era o ensino gratuito a órfãos e jovens carentes. Jerônimo Emiliani permaneceu leigo e dedicou sua existência a Deus e à caridade. Após algum tempo  de preparação com João Pedro Carafa, o futuro Paulo IV, foi ordenado padre.

A motivação da sua vida espiritual foi o desejo de viver conforme o estado de santidade das primeiras comunidades  cristãs. Este mesmo ideal determinou o modo de organizar a vida das casas que acolhiam os órfãos. O grupo religioso se  destacou por proporcionar educação gratuita a menores abandonados e órfãos. Dos muitos colaboradores que se aproximaram  dele, alguns tomaram a decisão de seguir o seu estilo de vida. Assim nasceu a Companhia dos Servos dos Pobres.

Prestes a morrer, Jerônimo Emiliani transmitiu a seus discípulos um testamento que sintetizava sua experiência espiritual e  representava, ao mesmo tempo, um itinerário de vida cristã: “Segui o caminho do Crucificado, desprezai a iniqüidade,  amai-vos uns aos outros e servi aos pobres”.

Jerônimo Emiliani faleceu na cidade de Somasca, Itália, no dia 8 de fevereiro de 1537, vitimado pela peste que contraiu  servindo aos doentes durante uma epidemia que se alastrou na cidade. Apesar disso, cuidou dos enfermos até os últimos  momentos de sua vida.

O papa Santo Pio V, em 1568, oficializou a Ordem dos Religiosos de Somasca. Jerônimo Emiliani foi canonizado em 1767. Em  1928, o Papa  Pio XI o declarou Padroeiro dos órfãos e das crianças abandonadas.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA

Em carta que escreveu aos seus irmãos de ordem no dia 21 de Junho de 1535, Jerônimo Emiliani lembrou a eles que, “se no meio  de tantas provações permaneceis firmes na fé, o Senhor vos dará paz e repouso, por um tempo neste mundo e para sempre no  outro.”

Tais palavras ele as colocou com a autoridade de quem fez a sua parte e acreditou fielmente nas promessas de Jesus, quando ele disse, por exemplo, o que se encontra em Mateus 10, 42: “E quem der de beber a um destes pequeninos, por ser meu discípulo,  ainda que seja um copo de água fresca, eu vos garanto que não perderá sua recompensa.”

Mas Jesus prometeu mais, ele prometeu a verdeira paz a quem caminhar com ele. Paz verdadeira porque é a paz com Deus e dos  homens entre si, como fruto da bondade, do amor, da fraternidade, do perdão e do acolhimento. Foi assim a vida de São Jerônimo Emiliani. Que possamos aprender com ele a beleza de uma vida plenamente dedicada a servir a quem precisa!