São Jerônimo Emiliani, protetor dos órfãos e dos jovens abandonados.

Jerônimo Emiliani nasceu em Veneza, Itália, no ano de 1841. Era filho de família rica. Seu pai era um Senador e sua mãe, chamada Eleonora, ensinou as virtudes cristãs quando ele ainda era uma criança.

Perigo de perdição

Quando seu pai morreu, ele tinha 15 anos e quis entrar para o exército. 

Por causa do "glamour" do exército, Jerônimo passou a levar uma vida desregrada, cheia de vícios, comuns para os homens da época, principalmente os militares. E Jerônimo passou a ser  muito violento e rude.

Prisão

Os reis Luis XII da França, Maximiliano da Alemanha, Fernando da Espanha, junto com o Papa, formavam a liga de Cambrai. Esta liga entrou em guerra com os venezianos. Jerônimo como capitão de Veneza teve que defender Castel Nuovo, lutando até o final. Traído pelos mercenário foi preso e levado para uma torre, onde ficou acorrentado o tempo todo, passando a pão e água à espera do resgate.

 

Conversão de São Jerônimo

Começava ali a conversão de Jerônimo. Lembrando dos ensinamentos de sua mãe, arrependeu-se de seus pecados, dizendo para Deus que aceitava aquele sofrimento por causa da vida desregrada que sempre levou ao longo se sua vida, e passou a oferecer aquele sacrifício pela sua conversão.

Milagre de Nossa Senhora de Treviso

Jerônimo passou a dedicar todo seu tempo na prisão à oração pela sua conversão e pelo perdão de seus inúmeros pecados. Foi, então, que Nossa Senhora de Treviso apareceu para ele, entregando-lhe as chaves das correntes e das portas da torre para que ele fugisse de Lá. Milagrosamente, ele saiu pela porta da frente, caminhou pelo campo sem ser visto por ninguém. Por fim, ele foi parar na Igreja da Madonna Grande de Treviso. Lá, colocou as chaves e as correntes sobre o altar e confirmou ali sua conversão a Deus. 

 

A oração de sua vida

Diante do altar ele fez esta oração, que o seguiria por toda a sua vida: "Ó Senhor Jesus, não sejais um juiz para mim, sede antes o meu salvador". Aos poucos, ele foi abandonando a vida de riquezas que tinha. Quando uma peste e uma grande fome assolaram a Itália, no ano de 1528, ele usou seus bens para cuidar dos pobres e dos doentes.

Doença e cura

São Jerônimo ficou gravemente doente na época da peste. Ele foi milagrosamente curado e passou a trabalhar somente para o reino de Deus.

 

Cuidando das crianças órfãs

Por causa da guerra, da peste e da fome, muitas pessoas morreram deixando órfãos um grande número de crianças. Então, São Jerônimo começou um trabalho de acolhida com eles. Passou a pegar todos os abandonados nas ruas e levá-los para sua casa. Lá, os ensinava, tratava e alimentava. Rezava com eles, participava de missas, e principalmente dava o apoio que os órfãos necessitavam. Passado algum tempo, ele foi criando com os solaboradores a Companhia dos Servos dos Pobres e levou seu trabalho para outras cidades da região de Veneza.

 

Ordem religiosa

Fundou, então, na cidade de Somasca, uma Companhia, a futura Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, a chamada Companhia dos Servos dos Pobres, pautando todo o ensinamento da nova ordem sobre a pobreza, com trabalho voltado para os órfãos e a instrução dos jovens.

Trabalho com mulheres prostituídas

São Jerônimo Emiliano fundou também uma casa para mulheres na cidade de Bérgamo. Ali, acolhiam meninas, moças e mulheres que eles tiraram das ruas e das casas de prostituição, criando uma comunidade para as mulheres arrependidas. Estas, por sua vez, passaram também a ajudar os órfãos e desamparados que encontravam pelo caminho.

.

Morte de São Jerônimo

São Jerônimo Emiliani sentiu que sua morte se aproximava. Por isso, consolidou a fundação de sua companhia e deixando no testamento o programa de vida: "Amem-se uns aos outros. sigam o caminho do Crucificado, sirvam os pobres". No ano de 1537 com 51 anos de idade, ficou gravemente doente, por estar cuidando dos doentes de uma grande peste que assolou a Itália. E, e no dia 8 de fevereiro, após a Sagrada Comunhão, entregou sua alma a Deus.

Beatificação e canonização

São Jerônimo Emiliani foi Beatificado no ano de 1747. Vinte anos depois, foi canonizado  no ano de 1767. No ano de 1928, o Papa Pio XI o proclamou "Patrono universal dos órfãos e da juventude abandonada" por causa da maravilhosa missão de sua vida.

 

São Jerônimo Emiliani (o Miani) nasceu em Veneza, em 1486. Na sua infância, ficou órfão de pai, e foi sabiamente educado na fé cristã pela sua mãe, Dionora Morosini, mulher de sentimentos muito elevados. Em 1506, entrou na vida pública, dedicando-se sobretudo ao exercício das armas. Passou a ser soldado da Sereníssima República, e em 1511  como Governador regente à fortaleza de Castelnuevo de Quero, situada à beira do Piave, foi vencido, ficando no cativeiro durante um mês..

No Santuário da "Madonna Grande", em Treviso, após ter sido libertado milagrosamente pela intervenção de Maria, Jerônimo prometeu solenemente entregar-se totalmente ao serviço de Deus e do próximo. Ao voltar a Veneza, distribuiu seu patrimônio entre os pobres e se asociou à Compañía do Divino Amor, que se dedicava particularmente à assistência dos doentes "incuráveis". Também ele contraiu, nesse serviço, uma doença grave, que conseguiu superar graças à sua fortaleza, e com novas energias voltou ao serviço da caridade.

Guiado por seu coração, muito sensível à miséria humana, abriu para os órfãos uma casa próxima da Igreja de São Basílio e outra perto da Igreja de São Roque, em Veneza. Aos órfãos, o Santo ensinava os primeiros elementos do saber e ao mesmo tempo as noções fundamentais da fé cristã. Além disso, procurava que aprendessem um ofício, para que pudessem passar a formar parte da sociedade, como elementos vivos e ativos, aptos para desenvolver com dignidade a sua personalidade humana e cristã. Fundou e assistiu muitos orfanatos no norte da  Itália.

Escolheu como morada predileta "lugar de paz" o pequeno povoado de Somasca, perto de Lecco que se tornou a Casa Mãe dos Servos dos Pobres, futuros Religiosos Somascos. Nesse lugar, seu ardente fervor espiritual podia contar com a solidão, a oração e a meditação. Morreu santamente ao amanhecer do dia 8 de fevereiro de 1537, com 51 anos de idade, vítima da sua própria caridade. Beatificado em 1747, foi proclamado Santo no ano de 1767. O Papa Pio XI o proclamou "Patrono Universal dos órfãos e da juventude abandonada". Sua festa é celebrada anualmente no dia 8 de fevereiro, dia do seu trânsito ao céu.

Galeria de fotos: Fundador dos Religiosos Somascos

A galeria de fotos está vazia.

Notícias

Estar com Cristo

23/10/2017 17:32
ESTAR COM CRISTO.docx (224172)

SANTUÁRIO DE SÃO JERÔNIMO EMILIANI

20/01/2014 10:43
Em 1544, sete anos após a morte de Jerônimo foi iniciada a construção do atual santuário, a partir da já existente igreja de São Bartolomeu. A se fundamenta sobre rocha firme. Ao interno do santuário, acima do presbitério podemos observar um quadro de 1619 representando são Jerônimo Emiliani em...

NOVENA E FESTA LITÚRGICA DO SANTO

05/01/2014 18:41
A FESTA LITÚRGICA SE CELEBRA NO DIA 8 DE FEVEREIRO   A NOVENA É REALIZADA ANTES DA FESTA. EM ALGUNS LUGARES ESTE ANO SE PREFERE CELEBRAR NO DIA 9, ASSIM A NOVENA SE DESLOCA DE UM DIA.

o santo

04/12/2013 10:27
CONTEXTO HISTÓRICO Nosso contexto histórico de hoje vai de 1480 a 1540. Em 1492 a viagem de Colombo abriu um mundo novo para a expansão cristã. Alguns anos antes, em 1453, João Guntemberg inventara a imprensa e imprimira a primeira Bíblia. Com essa descoberta, a impressão de livros facilitava a...